bem aventurados os pobres de espírito

"Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas."  Mateus 5.3 (NTLH) Grifos do a...

"Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o Reino do Céu é delas." 
Mateus 5.3 (NTLH) Grifos do autor

O Reino de Deus pertence aos que sabem que são espiritualmente pobres. Essa afirmação de Jesus confronta diretamente o evangelho que vivemos atualmente. Em tempos em que o ministério de termômetro espiritual alheio anda tão ativo, reconhecer que é espiritualmente pobre está fora de cogitação. 

No original grego, o versículo é "Makarioi hoi ptōchoi tō pneumati, hoti autōn estin hē basiléiatōn ouranōn"; a palavra πτωχοί  (ptōchoi) significa pobre, no sentido mais literal da palavra, dando a conotação de mendigos, pedintes, pessoa completamente marginalizadas, e essa foi a mesma palavra usada por Jesus para se referir ao mendigo (πτωχοί) Lázaro no evangelho de Lucas 16:19-31. 

Somos, portanto, os mendigos no espírito, pessoas sem condições de serem melhores do que são, cristãos infelizes que constantemente caem no mesmo pecado e se abatem intensamente por isso. É uma confusão sem fim na mente, tudo parece estar errado, e só conseguimos pensar no quão decepcionado Deus deve estar conosco.

Constrangidos por não sermos bons ao ponto de cumprir tudo o que gostaríamos de fazer para Deus, reflexivos após ver um youtuber cristão contando como foi sua missão com os jovens na África,  enquanto não ganhamos uma única alma para Cristo durante um ano inteiro. Somos colocados frente a nossa realidade de completamente maltrapilhos, como diria Brennan Manning.

Pessoas como nós acham conforto nessas palavras de Jesus: ele quer que reconheçamos que nós não somos capazes, porque o evangelho consiste nisso, o evangelho consistem em saber que Deus é desesperadamente apaixonado por nós, em que, mesmo conhecedor de nossos defeitos e imperfeições, Ele tem por nós um amor incondicional. O evangelho tem a ver com o que Deus faz em nós e não na nossa capacidade de fazer coisas por Ele.

Me senti na necessidade de trazer o sentido original da palavra pobres nesse texto para evidenciar a nossa condição, somos pobres de espírito, pessoas sem condições de agradar a Deus da melhor forma.
A graça é manifesta nisso, se fôssemos capazes de fazer as coisas para Deus, de agradar o Seu coração com os nossos atos maravilhosos, não seria graça, pois o favor de Deus seria merecido por nós, mas sabemos que a realidade é outra, sabemos que, mesmo não merecendo, os braços do Pai nos acolhem como filhos, mesmo depois de constantes erros, nosso querido Abba está cuidando de nós e nos amando da mesma maneira.

Precisamos voltar o foco das coisas para Deus, o evangelho não fala de nós, fala dEle! Fomos salvos por Cristo Jesus, não é mérito nosso, Ele é o Herói! A boca cheia de orgulho e de ego num púlpito não combina com os ensinamentos de Jesus, o Reino trabalha por pessoas diferentes, os que se dizem sadios não vão em busca de médico, nós, os doentes, reconhecemos que nossa vida está por um fio.

Tire de você todo esse peso que os ensinamentos têm colocado sobre seus ombros, precisamos sim nos santificar, e esse não é um processo bonito, envolve dor, renúncia, cruz! Será necessário passar por Gólgota, e, nesse processo de santificação, veremos o quão perversos somos, o quão imensa é a nossa vontade de desistir, e o desespero da nossa alma! Mas precisamos olhar pra Jesus esse é o conselho de Hebreus "Vocês não chegaram ao ponto de lutar contra o pecado até a morte, mas Jesus sim, olhem pra ele e não desistam". Só seremos capazes de agradar o Pai quando largarmos as nossas armas, tirarmos nossas máscaras e aceitarmos que sem Ele não passamos de trapos.

O que queima aqui dentro não pode se apagar, porque quem acendeu a chama foi o mesmo que criou o fogo.  (Luca Martini)

Ele nos ama, insiste em nós e nos deu a promessa de que Ele limpará de nossos olhos toda lágrima, tiraria a nossa dor, Ele nos prometeu que está nos preparando um lugar, e esse é o nosso conforto, é isso o que nos faz permanecer em constante busca, saber que tudo o que passamos aqui é passageiro, saber que quando vier o que é perfeito, tudo o que é imperfeito desaparecerá. 

Que o vento do EspÍrito acerte nossas velas.
Lucas Araújo

Talvez você goste

2 comentários

Flickr Images